BLOG

Especial de Páscoa: Chocolates Funcionais

Você já ouviu falar dos chocolates funcionais?

Chegada aquela época gostosa da Páscoa, e com ela as dúvidas sobre quais novidades a indústria alimentícia nos oferece para que possamos desfrutar desse momento sem comprometer a boa forma e a saúde. Principalmente numa época que de chocolate em chocolate, os exageros ocorrem além do que gostaríamos, o resultado pode ser visto na balança, no espelho, na pele e até mesmo na calça que do nada ficou mais apertada.

Para amenizar a cobrança pessoal nesses doces momentos, selecionamos dicas saudáveis e opções para você não apenas poder comer sem culpa, mas até mesmo ter ganhos em sua qualidade de vida.

Celebrando o Cacau.

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que os chocolates são compostos basicamente por Cacau, um ingrediente que contém muitos benefícios para saúde e cada vez mais usado em dietas e programas alimentares de alta performance. Mais que apenas fonte natural de vitaminas e minerais, o Cacau também contém substâncias que estimulam e ajudam na melhora do humor e da sensação de bem-estar, além de amenizar os impactos hormonais do estresse e outros problemas relacionados.

Portanto, recomendamos que alternativas com alta concentração de Cacau na grande maioria dos casos fazem parte da escolha certa para a sua saúde. E quando entende-se “alta concentração de Cacau”, estamos considerando a partir de 50%, no mínimo.

Todo chocolate com muito Cacau é amargo? Nem sempre.

Assim como nem todo chocolate com alta concentração de Cacau é necessariamente amargo, nem todo chocolate amargo disponível é indicado. Alguns produtos disponíveis no mercado, apesar de amargos, não trazem nenhum benefício para a saúde. Neles você encontra uma adição de grande quantidade de açúcar, gordura hidrogenada e lactose.

Para suprir essa demanda pela saúde e bem estar sem abrir mão do melhor do sabor, surge a demanda crescente dos chocolates funcionais.

A principal diferença dos chocolates funcionais para os tradicionais é que há uma preocupação maior em produzir iguarias totalmente sem açúcar, glúten, lactose ou gorduras hidrogenadas. Estes oferecem muito mais benefícios para saúde, pois são adoçados com ingredientes naturais e não levam conservantes ou aromatizantes artificiais.

Os chocolates funcionais ainda podem contar com a adição de outros ingredientes benéficos para saúde, como goji berry, chia, colágeno, Whey Protein, óleo de côco, grãos, entre outros ingredientes cada vez mais surpreendentes.

Além de ajudarem a manter a dieta, os chocolates funcionais fazem sucesso entre pessoas com diabetes ou restrições alimentares, como intolerância ao leite ou ao consumo de glúten.

Muito além do Cacau.

Para pessoas com restrições com o consumo de Cacau, outra alternativa saudável é a alfarroba. Com origem a partir de um fruto que parece uma vagem de feijão, possui sabor único, adocicado e agradável.

Esses, por não possuírem substâncias estimulantes, é mais indicada para pessoas com enxaqueca. Outra vantagem é que seu teor de gordura também é inferior, cerca de 0,7% a menos. Além disso, a alfarroba é rica em vitamina A e magnésio, que são importantes para nossa saúde.

A cada ano a variedade de produtos, marcas e pontos de venda oferecendo essas opções tem aumentado devido à procura, assim como os preços estão mais acessíveis. Então não há porque se privar das melhores coisas da Páscoa, mas lembre-se que qualidade sempre é melhor que quantidade.